top of page
GLIV SITE 2022 Color Blocks.png

Mascotes

Mascotes 3D 2D criados pela GLIV (Buffet Infantil)

Personagens e/ou mascotes não são apenas complementos de uma boa identidade visual. Eles são responsáveis por dar ainda mais vida a ela e muitas vezes são os primeiros a chamarem a atenção para o sua empresa, produto ou serviço.

 

Sejam eles em 2D ou 3D, os mascotes para empresa são uma das nossas especialidades e destaques por aqui e nós temos um enorme carinho por essa etapa do trabalho.

 

Um bom mascote deve ser simpático e carismático, ter personalidade, representar muito bem a sua empresa (em harmonia com a sua identidade visual), e claro, despertar nas pessoas uma empatia, conquistando jovens, crianças e adultos.

 

E aqui na GLIV, cada mascote e personagem é feito sempre com muita dedicação e, acima de tudo, coração e alma

Mascotes 3D
GLIV SITE 2022 Color Blocks.png

Mascotes 3D

Mascotes 2D
GLIV SITE 2022 Color Blocks.png

Mascotes 2D

***Alguns projetos foram criados e executados pelo mesmo designer responsável pela GLIV através de outras empresas

Dúvidas Sobre Mascotes
  • Quanto custam os mascotes da GLIV?
    A GLIV não possui uma tabela de valores fixos pois, por vários motivos, cada mascote ou trabalho tende a ser bem diferente do outro. E essas diferenças vão desde o formato do mascote (2D ou 3D) ou até mesmo o que e como ele deverá ser. A complexidade entre um mascote baseado em um lápis, por exemplo, é significativamente menor do que um personagem de dragão. Além disso, também consideramos o nível de detalhes que será adicionado em cada personagem.
  • Como solicitar meu orçamento e quais informações devo fornecer?
    Os orçamentos podem ser solicitados através do nosso e-mail (glivdesign@gmail.com) ou WhatsApp (11-984426571). Quanto as informações, além do básico de contato, precisamos confirmar se você já possui uma identidade visual (logo, mascote) que será atualizada ou se trata de um novo projeto. Também precisamos saber o nome da empresa, o segmento e, se for o caso, o quanto de sua identidade visual já está estabelecida (exemplos: se já possui fachada e/ou algum ambiente tematizado, se já trabalha com materiais de divulgação (digitais ou impressos)e os mesmos possuam já algum padrão visual definido, etc)
  • Qual a diferença entre os mascotes em 3D e 2D?
    De certa forma, podemos dizer que os mascotes 3D são uma espécie de escultura digital, enquanto o 2D é criado em um processo mais próximo ao de uma ilustração. Basicamente são estilos e estéticas diferentes. Algumas pessoas podem ter a percepção de que o personagem 3D representa algo mais moderno e inovador, enquanto o 2D, algumas vezes, pode ser associado a um tipo de personagem mais clássico e tradicional, porém não há regras definitivas e a GLIV está pronta para te atender com relação as suas necessidades e o seu orçamento. Apesar de estilos diferentes, principalmente quanto a complexidade e tempo de criação, ambos os formatos podem e devem funcionar muito bem como personagens representantes da sua empresa.
  • Por que, em alguns casos, o mascote 3D já vem com três poses e o 2D não?
    Por se tratar de uma espécie de “escultura digital”, o 3D traz um pouco de flexibilidade em questões de, por exemplo, girar o personagem, ou fazer alguns movimentos mais sutis, apesar de, é claro, ainda assim necessitarem de todo um processo e bastante trabalho. Já o 2D, qualquer movimento que seja, principalmente que gire um pouco da pose original, na grande maioria dos casos, há a necessidade em praticamente redesenhar o personagem por inteiro novamente. É sempre possível ter outras poses do seu personagem em 2D mas, para isso, analisamos a complexidade do personagem com seus movimentos e detalhes e, aí sim, fazemos um orçamento a parte.
  • Por que preciso de um mascote?
    Bons mascotes funcionam como um atrativo ou uma forma carismática de cativar o público. Um lindo personagem acaba sendo fundamental na forma como as pessoas e o mercado enxergam seu produto ou empresa. Se o seu personagem tem um estilo um pouco mais antiquado e as vezes não tão atraente quanto seus concorrentes, ele pode ser absolutamente decisivo já no filtro inicial da escolha dos seus possíveis clientes. É como produtos de conteúdo semelhantes, lado a lado, em prateleiras de supermercado e que, uma vez não tão conhecidos, a embalagem mais bonita e de apresentação mais profissional faz a diferença e acaba sendo escolhida.
  • Como escolher o mascote?
    Um mascote deve representar verdadeiramente o seu negócio, tanto pelo que consideramos como tema, além da própria ligação direta ao seu segmento. Deve ter completa harmonia e funcionar muito bem com relação a todos os demais trabalhos de identidade visual (logo, materiais de divulgação, posts, fachada, embalagens, etc). E além do carisma, quanto maior for o seu significado na criação, e mais personalidade ele tiver, consequentemente maior será seu impacto e destaque no mercado.
  • O que pode ser o mascote?
    Claro que tudo depende exatamente do seu produto ou segmento, mas as possibilidades são inúmeras. De objetos (talvez o seu próprio produto ou embalagem?), animais (quem sabe até um baseado em seu animal de estimação?), pessoas (baseadas em alguém existente ou não), ou até mesmo seres que não existam necessariamente (robôs, alienígenas, monstrinhos, animais híbridos, etc). Você identifica qual ou quais tipos de mascotes podem funcionar e melhor representam suas ideias para seu empreendimento, apresenta suas ideias iniciais para nós e, claro, estamos aqui para conversar, orientar e, principalmente, fazer acontecer!!!
  • O mascote pode ser baseado em alguém existente?
    Sem dúvidas. Seja criança ou adulto, o personagem pode ser inspirado em algum familiar próximo e querido, ou até mesmo a própria proprietária(o) do empreendimento. Com algumas fotos e referências, a GLIV cria o seu mascote com muita personalidade e estilo (e não como simples avatares que podem ser feitos através de softwares prontos). Lembrem-se sempre, o mercado e os clientes sentem a diferença de algo verdadeiramente único em comparação há algo genérico que eles já tenham visto por aí, e isso pode refletir diretamente na percepção do seu negócio. Além de pessoas, gostamos também de lembrar que até seu próprio pet pode ser homenageado e se tornar o mascote da sua marca. Já pensou nisso? Fale com a gente.
  • E se eu já possuo um mascote?
    Além de criar novos personagens, um dos trabalhos que também gostamos muito de realizar por aqui, é o que chamamos de “redesign” (aliás, não só para mascotes como também para logos). Mesmo que você já trabalhe com o seu personagem há algum tempo e ele seja relativamente conhecido, ele pode (e merece) ser atualizado para um visual ainda mais bonito e moderno, sem necessariamente perder sua essência. Isso é uma forma de você mostrar aos clientes que você segue investindo e inovando, mas ainda mantém essencialmente os mesmos princípios e o mesmo cuidado com a qualidade do seu produto e serviço.
  • O que é um redesign de mascote?
    O redesign nada mais é do que uma atualização. Geralmente, pedimos uma orientação e direcionamento ao cliente da profundidade ou do grau de atualização que deverá ter o personagem e, de qualquer modo, sempre preservamos ao máximo a sua essência, para que continue sendo basicamente o mesmo personagem e siga representando seu empreendimento. Atualizar um mascote é sempre importante pois, como costumamos dizer por aqui, identidade visual NUNCA deve ser vista como gasto, mas sim, investimento. Lembrem-se. O mascote é uma das peças chaves e principais em como as pessoas e o mercado também veem e percebem sua empresa ou produto. Será que o seu mascote de hoje representa bem sua empresa e a destaca positivamente no mercado e entre seus concorrentes, ou será que seu empreendimento merece um algo a mais? Fale com a GLIV
  • Por que devo atualizar o mascote?
    Personagens e desenhos, no geral, por mais elaborados, atraentes e esteticamente bem definidos, acabam sendo, inevitavelmente, produtos de uma época. Ainda que um bom mascote deva sim, durar alguns bons anos, com o passar do tempo, vários fatores somados podem sugerir que chegou a hora de atualizar o personagem. De estilos de traços, tons de cores e a sua própria aparência no geral, além até de fatores mais técnicos usados em seu processo de composição e criação e que colaboram diretamente para o seu acabamento. Tudo pode ser aprimorado, sem que o personagem perca a sua essência. Até mesmo personagens que podemos considerar como verdadeiros ícones como Mickey, Pernalonga, Turma da Mônica, Batman, Homem Aranha, e tantos outros, de tempos em tempos, sempre acabam passando por reformulações e atualizações, apesar de já serem extremamente conhecidos e consagrados do grande público.
  • E se eu não aprovar o mascote?
    Muitas vezes os mascotes são aprovados de primeira, pois geralmente conversamos bastante e trocamos muitas informações antes de iniciar qualquer projeto, na elaboração do processo que é conhecido como briefing. Ou seja, assim como outros projetos, já buscamos iniciar com o máximo de direcionamento possível. Porém algumas vezes, após a primeira apresentação, o cliente pode sugerir alguns ajustes ou alterações, então (assim como qualquer trabalho na GLIV), ele volta para nossa programação. Para isso, levando em conta em obtermos resultados mais precisos, otimizarmos tempo (e consequentemente não resultar em eventuais upgrades no orçamento), pedimos que todos os detalhes a serem ajustados sejam solicitados de uma só vez nessa etapa. Só então, caso esse processo de apresentação e ajustes tenha de ser realizado uma terceira ou até mais vezes, dependendo do caso, a GLIV pode solicitar um acréscimo no orçamento.
  • Após aprovados, como ou quais formatos vou receber o mascote?
    Após a aprovação final, enviamos os arquivos em alta resolução, mas aproveitamos também para anexar algumas cópias em outros tamanhos, já reduzidas para flexibilizar o uso. Os formatos de arquivo básicos são o psd (padrão de cores CMYK) que são recomendados para impressões e png (padrão de cores RGB), indicados para uso digital (montagem de posts, etc). Mas sempre que tiver qualquer dúvida com relação aos formatos disponíveis, entre em contato.
  • A quem pertence o mascote após a aprovação e entrega?
    O mascote pode aparecer em posts da GLIV ou em nosso site como parte de trabalhos executados e do nosso portfólio de criação. Porém, uma vez finalizado e entregue, o mascote pertence exclusivamente ao cliente, por tempo indeterminado. A GLIV recomenda que, após o envio dos arquivos aprovados, para maior proteção de direitos autorais, seja feito o registro do mesmo, que pode ser solicitado através do site da Fundação Biblioteca Nacional (https://www.bn.gov.br/)
bottom of page