top of page

Inteligência artificial para criação de mascote?

  • Foto do escritor: GLIV Design
    GLIV Design
  • 5 de nov. de 2024
  • 3 min de leitura

*Mascote criado pela GLIV (sem o uso da inteligência artificial) para o Space Fun Buffet Infantil



Muito provavelmente, em algum momento, a inteligência artificial será sim, capaz de realmente criar algo totalmente novo e que dê segurança suficiente ao seu usuário em relação a sua utilização e propósito.

Mas hoje, muitos questionam, para que pagar para criar um logo e um mascote se consigo, de certa forma, fazer isso gratuitamente pela internet?


A resposta, ao menos por enquanto, é muito simples.


A inteligência artificial é alimentada por informações disponíveis na própria internet, ou seja, um compilado de informações que já estão, de qualquer modo, circulando por aí.


Independente de questões financeiras e orçamento, é realmente lamentável que alguns empreendedores vejam a criação de uma identidade visual, que vai representar a sua empresa no mercado, seja meramente vista como "gasto".


Os que preferem arriscar e criar imagens, ainda que bem bonitas (ou até lindas mesmo), mas extremamente genéricas e sem alma para serem, literalmente, a cara do seu negócio.


Um exemplo prático de um dos possíveis riscos:


Vamos supor que um empresário utilize ou mesmo peça ajuda para alguém criar um logo e um ou mais mascotes utilizando a inteligência artificial hoje em dia. E satisfeito com o resultado, ele construa toda a base da sua empresa com essa cara, investindo em adesivos, aplicações na fachada, embalagens, apresentações e toda a personalização e divulgações construídas sobre a imagem gerada pela inteligência artificial.


Se tempos depois, sua divulgação chega até algum proprietário de um logo ou mascote muito semelhantes, (lembrando que a inteligência artificial coleta e trabalha com informações existentes) mas esse sim, criado exclusivamente (e de forma profissional para ele), e devidamente registrado (marcas e patentes, biblioteca nacional com registro de personagens, etc).


Já que tem os direitos dessa identidade visual devidamente garantido, certamente pode (e até deve) questionar ou processar quem está utilizando e trabalhando com um logo ou personagem que são mera cópias dos seus, como um tipo de plágio.


Tudo que foi investido e divulgado anteriormente, pode se tornar um grande problema para serem substituídos, parcialmente ou até mesmo por completo, além dos eventuais entraves e situações de conflito, manchando, talvez até definitivamente a imagem da empresa no mercado.


E ainda nem abordamos as questões da alma e do coração da empresa. Da criação em si de algo que tenha significado e consistência, ainda impossíveis para qualquer inteligência artificial. Um logo pensado em cada detalhe, das letras, formatos, elementos e cores realmente únicos e que tenham uma conexão com a empresa ou produto. Nenhum traço é gratuito ou aleatório. Cada detalhe tem o seu porquê.


Isso, claro, também vale (e MUITO) para o mascote ou personagem. Além da definição de ser o que é, temos que considerar o seu estilo único e até a sua personalidade. Suas eventuais roupas (ou uniformes) e acabamentos. Expressão facial e gestos. E em como ele deverá ser aplicado e funcionar muito bem, tanto ao lado do logo quanto sozinho. Tudo tem que fazer sentido e ter um forte apelo singular!



**Logo 3D e Mascote 3D criados pela GLIV (sem o uso da inteligência artificial) para o Space Fun Buffet Infantil


E esses são apenas alguns dos fatores resumidos para indicar e reforçar a importância em, não "gastar", mas INVESTIR em uma identidade visual que será crucial e fará toda a diferença. Que represente o seu negócio verdadeiramente. Que não seja genérico ou aleatório...justamente para a que a sua empresa também não seja apenas mais uma, genérica e aleatória jogada com a própria sorte nos algoritmos do mercado.


Não permita que os sonhos do seu negócio corram esse risco, que sejam apenas mais um, entre tantos outros, que não conseguiram se destacar por subestimarem a importância da identidade visual. Que inconsequentemente "economizaram" justamente na sua apresentação para o público e seus concorrentes.


Que você tenha um logo e um mascote criados verdadeiramente de forma profissional e unicamente feitos para você. E que ainda possa registrá-los e ter sua identidade visual protegida contra eventuais cópias e uso indevido.


Fale com a GLIV!!!

WhatsApp: (011) 98442-6571


05/11/2024

Alexandre Balarini Zampieri

Responsável pela GLIV

bottom of page